Será que eu preciso de terapia?
- pamelapeyneau
- 4 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Nunca antes tivemos tantas doenças incapacitantes relacionadas à saúde mental. Mas vivemos numa constante correria, cobrança por produtividade de todos os lados, bombardeio de informações, que fica difícil parar para perceber como estamos nos sentindo.

Vou sinalizar aqui alguns pontos que podem indicar que vale a pena você começar um processo terapêutico com um psicólogo.
Não consegue entender/reconhecer/nomear os próprios sentimentos: Nosso contexto social e cultural não incentiva falar sobre emoções, de forma geral, não tivemos esse aprendizado. Mas sem ao menos esse autoconhecimento, ficará ainda mais difícil lidar com situações de problemas. Nossa reação acaba sempre automática, sem consciência e pouca autonomia.
Dificuldade nos relacionamentos: Se você sente que não consegue ter fluidez, saúde em suas relações, é um indicativo importante para o início de um processo psicoterapêutico. Nossa saúde está relacionada às conexões saudáveis que possuímos.
Dúvidas sobre si mesmo: É normal ter medo, dúvida, etc. Mas às vezes essas dúvidas tornam-se incapacitantes, a ponto de bloquear totalmente a tomada de decisão. Na psicoterapia você terá apoio para uma jornada de autodescoberta, aumentando seu entendimento e recursos internos para lidar consigo mesmo e suas decisões.
Dificuldades na vida profissional: Nós somos um inteiro, por mais que haja alguma divisão entre vida pessoal e profissional, quando falamos das suas emoções, personalidade e consciência, não há essa divisão. As suas escolhas profissionais falam sobre você, suas prioridades, sobre o sentido que você dá para seu tempo. Mas muitas vezes deixamos nossa carreira na mão dos nossos líderes ou empresas. Entender melhor seu contexto profissional e seus valores lhe ajudará no processo de maior autonomia emocional em relação a sua carreira.
Essas foram apenas 4 circunstâncias que podem indicar um momento oportuno para buscar apoio psicológico. Note que não necessariamente são situações patológicas, mas que podem afetar o bem-estar, e, com o tempo, se agravar para um quadro mais debilitante, como um estresse crônico, Burnout, depressão ou transtorno de ansiedade. Por isso, vale a pena cuidar de você e de suas emoções! Vale a pena pedir ajuda!
Commenti