top of page

Como diferenciar tristeza de depressão:

  • pamelapeyneau
  • 10 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Sentir-se triste não é uma sensação gostosa, não é o que queremos sentir. Entretanto, é algo totalmente humano e natural. Fugir dessa emoção pode gerar um contexto subjetivo de negação, medo e baixa tolerância à frustração. Existe em nosso meio uma difusão de uma positividade tóxica, em que a pessoa não pode ter sentimentos negativos, sempre ser otimista, olhar o lado bom de tudo, etc. Às vezes pode ser que não exista lado bom, e, simplesmente nos sintamos tristes.

Nesses momentos é importante ter alguma pessoa de confiança que possamos contar para poder compartilhar um pouco do que está difícil lidar.


Também é apoiador ter uma rede de atividades que nos traga alívio e amparo, o que é totalmente particular, cada um vai construindo esses pontos de referência no decorrer da vida. Alguém poderá sentir conforto, por exemplo, ao cozinhar, correr, nadar, dançar, ouvir música, ver vídeo engraçado, tomar um banho relaxante, etc.


Mas quando saber se minha tristeza é algo natural e passageiro, ou se estou caminhando para a instalação de um quadro depressivo? É importante ter clareza que sentir tristeza profunda é apenas um sinal possível de uma condição clínica muito mais complexa e com origem multifatorial.

Então seguem alguns sinais de quando buscar ajuda, pois podem indicar o desenvolvimento de um quadro de depressão:

- Apatia em relação às atividades diárias

- Medo constante

- Culpa excessiva

- Excesso de apetite ou perda de apetite

- Desesperança

- Somatização: dores no corpo sem causa específica, por exemplo

- Alterações do sono

- Sensação de vazio, tristeza

- Pensamentos de morte

Nem todo mundo com depressão irá experimentar cada sintoma. Por isso é muito importante procurar um psiquiatra ou um psicólogo caso a pessoa reconheça sinais indicando essa alteração no humor e no comportamento.

Depressão não é frescura! Não é vergonha pedir ajuda. Existe tratamento adequado para lidar com o quadro e ter qualidade de vida.

 
 
 

留言



Contato para agendar consulta: (11) 4950-5724

Ou fale comigo pelo Whatsapp: 

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Google Places

©2022 por Pâmela Peyneau Psicóloga.

bottom of page